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Pro Evolution Soccer 2012

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Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Qua Maio 11, 2011 6:04 pm


Anúncio oficial de PES 2012 em breve

A Konami anunciará oficialmente PES 2012 daqui a alguns dias.

Foi Jon Murphy, líder da equipa PES, que confirmou no seu Twitter.

"O anúncio de PES 2012 é esperado daqui a alguns dias. O Seabass (produtor) falará sobre algumas das melhorias principais."

Será desta que PES recupera a liderança nos jogos de futebol? A edição do ano passado foi um passo na direcção certa.

Eurogamer


Última edição por carlosafonso em Seg Ago 22, 2011 5:11 pm, editado 1 vez(es)

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por SkullAndRoses em Qua Maio 11, 2011 8:11 pm

Acho que ainda têm muito que melhorar se querem tirar a coroa ao fifa...

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por Hellvis em Qua Maio 11, 2011 8:30 pm

Este ano vou comprar...em principio...

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Sex Maio 13, 2011 5:16 pm


A Konami anunciou o já esperado Pro Evolution Soccer 2012 para PlayStation 3, Xbox 360, PC, Wii e PSP, com lançamento agendado para este Outono.

Foram várias as melhorias implementadas, mas o foco vai sem dúvida para os ajustes feitos na inteligência artificial, na física e nas animações. Dessa forma espera-se que a equipa trabalhe em conjunto como uma unidade mais coesa, reagindo aos movimentos do jogador com a bola, e trabalhe para forçar o erro da equipa adversária.

A zona de marcação e o posicionamento dos defesas foram também “melhorados maciçamente”, sendo que agora os jogadores terão de trabalhar mais para criarem situações de golo.

Foi também implementado um novo sistema de mudança de jogadores, sendo agora utilizado o analógico direito para seleccionarmos qualquer jogador no campo. Isto pode ser também utilizado nos cantos e nos lançamentos laterais.

“Para mim, o derradeiro objectivo da série PES é igualar o que as pessoas vêem quando vão a um jogo ou assistem a uma grande partida na TV, com o que elas experienciam na sua consola”, afirmou Shingo "Seabass" Takatsuka.

É de referir ainda que o jogo mantém a exclusividade das licenças da UEFA Champions League e da UEFA Europa League.

O jogo parece estar a ir na direcção certa, mas para ficarem a saber mais detalhes, vejam em baixo o primeiro vídeo de PES 2012.


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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por JP_Pinha em Sex Maio 13, 2011 7:37 pm

Epah para mim isso é 1a " imitação barata do fifa " todo o que o fifa faz eles tentam copiar mas nunca é melhor que o fifa

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por SkullAndRoses em Sex Maio 13, 2011 7:42 pm

JP_Pinha escreveu:Epah para mim isso é 1a " imitação barata do fifa " todo o que o fifa faz eles tentam copiar mas nunca é melhor que o fifa

Já foi melhor que o fifa, mas na actual geração de consolas não o é.

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por JP_Pinha em Sex Maio 13, 2011 7:47 pm

SkullAndRoses escreveu:
JP_Pinha escreveu:Epah para mim isso é 1a " imitação barata do fifa " todo o que o fifa faz eles tentam copiar mas nunca é melhor que o fifa

Já foi melhor que o fifa, mas na actual geração de consolas não o é.
Sim Skull isso é verdade, mas do fifa 2008 para a frente, eles não têm tido hipóteses

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Seg Maio 30, 2011 11:38 pm

A Konami decidiu revelar hoje novas informações sobre o concorrente mais direto de FIFA 12, estamos a falar claro está de PES 2012.

A companhia nipónica publicou novas imagens do jogo onde referiu que, "Estas novas imagens mostram várias situações dentro de PES 2012 que foram reforçadas com novas animações, melhorias visuais e elementos de controlo."

"Uma das melhorias mais notáveis refere-se ao contacto físico entre os jogadores, para tal a equipa de desenvolvimento da IA criou um sistema de controlo mais preciso, capaz de gerar recreações mais realistas," explicou a editora.

Pro Evolution Soccer 2012 vai ser lançado no final do ano e a Konami referiu que o jogo tem como objetivo ser a "experiência futebolística definitiva".

Em baixo podem ver as imagens do jogo.







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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por SkullAndRoses em Sex Jun 03, 2011 3:43 am


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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Qui Jul 14, 2011 7:32 pm

ANTEVISÃO

Enquanto os clubes de futebol nacionais se preparam para uma nova época, os principais gigantes da simulação futebolística entram também na pré-temporada de uma batalha que este ano promete ser bastante disputada. Foi neste sentido que a convite da Ecofilmes tivemos a possibilidade de experimentar o novo Pro Evolution Soccer 2012, numa versão ainda em desenvolvimento mas que revela já bastante solidez.

Antes de entrar nas principais características a que tivemos acesso neste novo PES deixem-me fazer algumas considerações sobre este tipo de jogos. Na minha modesta opinião, é muito difícil oferecer elementos suficientes todos os anos, que justifiquem o preço de um jogo novidade. Jogos como PES, FIFA, os títulos 2K (e nem me ponham a falar sobre FM), têm direito a uma nova versão a cada ano, e claro, se é verdade que por vezes a versão final é francamente superior à do ano anterior, muitas vezes surgem apenas pequenas melhorias gráficas, e uma atualização da base de dados das equipas.


Para determinar o valor de um simulador de futebol, é fundamental um olhar atento sobre dois aspetos particulares, a jogabilidade e os modos de jogo. Infelizmente a versão que joguei apenas permitia realizar partidas amigáveis, dentro de um universo limitado de equipas por onde escolher. Neste sentido, nada posso adiantar sobre novos modos de jogo ou licenças específicas para este novo PES, ainda assim, ficamos com algumas promessas de notícias para breve, nomeadamente novidades específicas para os jogadores portugueses, ficaremos à espera.

Já no que diz respeito à jogabilidade PES 2012 promete se distanciar imenso do seu antecessor, principalmente devido ao novo sistema de inteligência artificial ativa (Active AI). Mesmo que pousemos o comando, os nossos companheiros continuarão a disputar o jogo, procurando sempre o melhor posicionamento possível, criando linhas de passe, ou fechando o caminho aos adversários. Assim, ao invés de apenas responderem às ações do jogador controlado por nós, toda a equipa se comporta de uma forma mais pró-ativa, oferecendo uma maior fluidez ao jogo.

Em pormenor, gostei especialmente da forma como os laterais apoiam os extremos à medida que a equipa vai subindo as linhas no ataque. Digamos que se comportam mais como um verdadeiro ala do que propriamente como um simples lateral, se decidirmos procurar o espaço interior com o extremo, imediatamente o lateral sobe nas nossas costas, abrindo um espaço na linha. Lembram-se de alguma vez ficarem especados a olhar para um companheiro enquanto gritavam, “entra!”, “sobe!”, e ele ficava especado à espera da nossa decisão, esse é um dos aspetos que o sistema de Active AI resolve muito bem.

O mais prometedor é que não são só os laterais que se comportam de uma forma mais ativa, os jogadores da frente fazem frequentemente diagonais em corrida para ganhar uma linha de passe, ou até mesmo para arrastar consigo os seus marcadores individuais e assim abrir um espaço interior para o homem com a bola, ficando depois ao critério do jogador qual a melhor decisão a tomar.

Outro momento em que se nota nitidamente o esforço da Konami em melhorar a inteligência artificial do jogo é no momento defensivo, nomeadamente nos espaços entre linhas. Se repararem, nos jogos anteriores da série existia sempre bastante espaço entre a linha defensiva e a linha do meio campo, com a exceção do trinco, ou se tivéssemos muito tempo sem a posse da bola. Em PES 2012 existe uma marcação zonal muito apertada, exatamente porque a equipa que está a defender automaticamente baixa a linha de meio campo para junto da linha defensiva bastante rápido, encurtando assim os espaços.

As defesas também adotam a marcação homem a homem se for necessário, por exemplo, se tiverem um jogador adversário na sua zona, os defesas encostam nele e procuram seguir os seus movimentos, este aspeto é fundamental para que os avançados façam a tal corrida diagonal para abrir espaços interiores que falamos anteriormente.


Colegas de equipa a abrirem as marcações para que possamos entrar na direção da área em drible.
Outra novidade de PES 2012 é o Off the ball control, desenhado especificamente para as bolas paradas. Utilizando o analógico direito podemos selecionar um colega de equipa durante um canto ou um livre, e movimenta-lo livremente para onde desejarmos, depois quando cruzámos a bola ele desmarca-se na direção indicada. De um modo geral pareceu-me uma boa mecânica, já que aumenta a participação do jogador no desfecho das bolas paradas. Ainda assim confesso que não tive grande sucesso com a sua utilização, requer prática.



Os árbitros também tiveram direito a uma inteligência renovada, com o objetivo de aumentar a fluidez de jogo. Ficando a promessa de menos erros no geral, e principalmente menos participação desnecessária no jogo. Por exemplo, no caso de sofrerem uma falta mas conseguirem manter a posse de bola numa posição perigosa, o árbitro utiliza a chamada lei da vantagem para que o jogo continue e o infrator não seja beneficiado.

O controlo dos jogadores pareceu-me francamente mais leve do que anteriormente, principalmente no momento da receção de bola. Claro que a qualidade da receção continua a depender muito da qualidade do passe manual que permanece semelhante ao de PES 2011, contudo, adorei a possibilidade de realizar aquilo que no futebol se chama “receção orientada”, ou seja, ao mesmo tempo que realizamos a receção, temos o corpo já inclinado e orientado para a direção que desejamos seguir. Não é que isso não fosse possível nos PES anteriores, simplesmente é muito mais agradável e fluido em PES 2012.



Em termos visuais nota-se já uma franca melhoria em relação aos PES anteriores, com ênfase nos efeitos de luz e nas texturas, nada de particularmente deslumbrante, mas já bastante polido, principalmente considerando que se trata de uma versão ainda em desenvolvimento. Os equipamentos em particular parecem ter recebido uma maior atenção e têm já um aspeto muito bom. A versão que jogamos apenas permitia jogar em Camp Nou (a casa do Barcelona), confesso que não consegui reparar bem mas prometeram-nos que uma das preocupações em PES 2012 foi no sentido de dar mais vida aos estádios, principalmente mais cor e mais luz.

Por último contem também com algumas animações novas, e uma melhoria substancial daquelas já existentes para os jogadores em geral. Os guarda-redes em particular captaram a minha atenção com algumas defesas de belo efeito, mas mesmo no drible e nos cortes de bola (os carrinhos em particular) dos restantes jogadores nota-se o trabalho da equipa de animação da Konami.

Tal como se previa este vai ser um ano de muita luta dentro dos simuladores de futebol, fiquei francamente impressionado com o novo sistema de IA de Pro Evolution Soccer 2012, o que prova mais uma vez que uma concorrência a sério é a melhor amiga dos consumidores. Ainda falta algum tempo, e as versões que temos vindo a experimentar ainda são muito “verdes” para tirar maiores conclusões. Foi pena nada ter sido revelado em relação a novidades sobre licenças ou o modos de jogo, nomeadamente para o online, mas o facto da principal preocupação da Konami para este ano ter sido o sistema de inteligência artificial merece para já a nossa expectativa.



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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por SkullAndRoses em Sex Jul 15, 2011 2:02 am


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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Sab Ago 06, 2011 11:24 pm






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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Qui Ago 18, 2011 3:24 pm


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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por SkullAndRoses em Seg Ago 22, 2011 3:06 pm

PES 2012 demo this Wednesday


"Update: Jon Murphy, Team Leader for PES 2012, has announced via his twitter account that the first demo for PES 2012 will be released this Wednesday.

The first demo will be released on August 24th and will be based on a preview build of the game. While there will be areas that are refined, KONAMI wants PES users to try out the game’s many new Teammate Control elements prior to launch and experience the realism that Active AI brings to PES 2012, and which have been singled out for extensive praise by the media. The demo will also showcase the individuality of the many teams in the game, and users will be able to pick from six teams and their playing styles – Manchester United, AC Milan, FC Porto, S.S.C Napoli, Santos FC, and C.A. Panarol – and pit them against each other in 10-minute matches. The demo will also showcase key Challenge Training elements, where fans can practice the new control systems to fully enjoy the game.

The first PES 2012 demo will not be truly representative of the final game, so KONAMI will issue a second free demo reflecting the final version’s feel and gameplay in mid-September for the same formats. This will also offer 10-minute matches, but with a different team roster of Tottenham Hotspur, FC Bayern Munich, FC Internazionale Milano, Rangers FC, Club America and Sport Club Internacional."

FONTE

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Seg Ago 22, 2011 5:10 pm

Está linda a capa, na minha opiniao!


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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por SkullAndRoses em Seg Ago 22, 2011 5:24 pm

carlosafonso escreveu:Está linda a capa, na minha opiniao!


Só por isso vou comprar o jogo... Razz

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Seg Ago 22, 2011 5:38 pm

SkullAndRoses escreveu:
carlosafonso escreveu:Está linda a capa, na minha opiniao!


Só por isso vou comprar o jogo... Razz

ahah... just sayin'


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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por SkullAndRoses em Seg Ago 22, 2011 5:56 pm

A nova geração de consolas foi "a morte" para o PES...

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Seg Ago 22, 2011 7:34 pm

PES 2012 com duas demos

Ansiosos por experimenta PES 2012? A Konami anunciou que poderão fazer exatamente isso durante esta semana com a chegada de uma demo.

O melhor de tudo, é que não haverá apenas uma demo, haverá duas. A primeira estará disponível dia 24 de agosto e será baseada numa versão preview do jogo, ou seja, não reflete verdadeiramente o produto final.

Nesta demo poderão escolher seis equipas - Manchester United, AC Milan, FC Porto, S.S.C Napoli, Santos FC e C.A. Peñarol - e jogar jogos com uma duração de 10 minutos.

Uma segunda demo, esta já baseada na versão final do jogo, será disponibilizada a meio de setembro e permite jogar com seis equipas diferentes da demo anterior - Tottenham Hotspur, FC Bayern Munich, FC Internazionale Milano, Rangers FC, Club America e Sport Club Internacional.

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Dom Set 25, 2011 7:56 pm


Façam as comparações com o FIFA.

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por SkullAndRoses em Dom Set 25, 2011 8:01 pm

FIFA=rei
PES=cócó

´nuff said...

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por JP_Pinha em Dom Set 25, 2011 8:15 pm

SkullAndRoses escreveu:FIFA=rei
PES=cócó

´nuff said...

x2

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JP_Pinha

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

Mensagem por carlosafonso em Qui Set 29, 2011 5:53 pm

Artigo

Por cada ano que passa Pro Evolution Soccer (PES) é submetido a dois testes. O primeiro é um teste à capacidade da PES Team oriunda de Tóquio e liderada por Shingo "Seabass" Takahata em acrescentar novidades e novas referências no "gameplay" do seu simulador por excelência e o segundo é o teste ditado pelos próprios fãs. Muitos deles com mais de uma dezena de anos de fidelização e que esperam que seja sempre tratado da melhor forma o seu simulador favorito.

Para os amantes deste género, este é um período decisivo. Fazem-se apostas e espera-se por algo de novo. Sobretudo que estejam disponíveis soluções mais abrangentes, tendo em vista a competição e uma melhoria sobre o sistema de jogo, sobre como a bola transita entre os jogadores e se move até ao fundo da rede. Isso é o mais importante.

PES tem-se pautado por alguma oscilação nesta geração. Enquanto que na geração anterior de consolas consolidou uma estrutura junto dos fãs, nesta geração nem todas as edições têm alcançado tal patamar, pelo menos dentro de um consenso mais alargado. Talvez seja algo que se possa perceber se interpretarmos a origem da série. Normalmente os japoneses são muito bons e eficazes quando entram numa qualquer indústria. Basta ver que no caso dos videojogos foram preponderantes no crescimento da indústria, tendo aberto uma série de ideias e conceitos que hoje constituem autênticos tratados.


Desafio com sol acolhedor no Allianz Arena.

O problema é que após essa fase inicial de crescimento muitos dos produtores têm dificuldade em conciliar esse envolvimento com inovação. Se conseguiram algo de muito bom, é esse patamar quase reduzido a uma tradição que lhes fica como referência. E por força disso perdem tempo e margem de evolução. Mesmo nalgumas franquias clássicas a margem de inovação tende a ser muito ponderada porque eles têm o medo de deixar fugir o que conquistaram. Por isso é que PES ainda continua bastante tradicional. Com olhos no presente sem esquecer o vasto e rico passado.

De resto também não vou ao ponto de dizer que o melhor da série está na PS2 ou que PES 6 ainda é uma referência. Parece-me que isso não faz sentido. Antes pelo contrário, se compararem uma versão do começo do milénio com a atual encontram uma diferença da água para o vinho. PES evoluiu e está muito melhor. O que podemos dizer é que em termos comparativos a Konami podia ter arriscado mais nos últimos anos, a sair mais depressa do tradicional e da área defensiva para jogar a ataque e encarar o futebol com os olhos postos em 2011 e por aí diante.

PES 2012 para o futuro

Com segurança podemos dizer que felizmente o está a fazer. PES 2012 é claramente outra frescura e dá já sinais muito claros dessa vontade em mudar. Uma mudança para mais e melhor futebol. Não me parece justo, porém, comparar este com outros jogos do passado da série, antes revelar que PES 2012 tem o seu espaço, tem uma parte tradicional que os fãs admiram, mas que também tem outra continuação que nos leva a crer que os próximos capítulos poderão proporcionar coisas ainda mais interessantes.

É de resto uma navegação mais atenta deste transatlântico capitaneado por Shingo "Seabass". Ele sabe para onde vai. Pode ser uma ideia generalista e algo previsível atendendo ao contexto, dizer que se pretende fazer do futebol virtual uma experiência cada vez mais realista, como que transportando os jogadores para dentro do relvado, podendo sentir e partilhar em rede esse sentimento de posse de bola, se no concreto as coisas continuarem algo complicadas e com falhas que afetam aquilo que é de esperar no decurso normal de uma partida.


Rostos muito realistas e marcados pelo suor.

O que nos faz assumir que "Seabass" está mais atento às questões, dúvidas e comentários levantados pelos fãs a cada ano que passa é precisamente a atenção que ele e sua equipa de engenheiros empregam no "coração" do jogo, à forma como o futebol se desenrola. Este ano estamos já perante uma alteração bem significativa e importante a esse respeito. Não estamos perante algo revolucionário ou totalmente renovado. Diria que numa primeira análise os acrescentos mais visíveis são o "teammate control" e "off the ball". Ambos e conjugados já proporcionam algumas dessas intenções em refrescar e apontar um rumo. Na prática mostram-se decisivos, permitindo desenvolver jogadas de uma forma mais apelativa.

Controlar dois jogadores ao mesmo tempo

O "teammate control" e o "off the ball" são as duas grandes novidades por respeito ao sistema de jogo e ambas produzem significativas alterações, com devidas consequências cada vez que são colocadas em prática. Apesar de bem implementadas, por vezes a maior dificuldade que tivemos em ambas foi o carácter opcional dos métodos. Ou seja, mesmo que permitam jogar de forma diferente, esquecemo-nos por vezes que podem ser úteis (e são-no efetivamente). O "teammate control" é talvez o mais interessante, embora não seja de fácil execução, o que significa que só com algum treino conseguirão resultados eficazes. Este sistema permite que um jogador em qualquer ponto do relvado que tenha a bola possa passá-la para uma zona mais aberta na direção de um colega que esteja por perto.

Até aqui tudo normal, sendo que a diferença está que ao controlar o jogador com a bola, o manípulo direito deverá ser apontado na direção do jogador a desmarcar e pressionado imediatamente, sendo que a partir desse instante o outro jogador desmarca-se por nossa iniciativa para uma zona preferível, devendo depois receber a bola. No princípio isto causa alguma desorientação, sendo mesmo algo difícil concluir estes lances já que ao controlarmos o segundo jogador também não deixamos de controlar o jogador que tem a bola e muitas vezes este acaba surpreendido por um defesa. Contudo, a aplicabilidade deste sistema é maior nos casos de superioridade numérica ou quando existe um ataque pelas alas.

Neste caso não estamos tão presos pela teia defensiva, havendo mais uma opção para superar as muralhas defensivas e os resultados deste sistema surtem algumas variações ofensivas já que deixamos de ficar dependentes da inteligência artificial para atacar melhor.

O método "off the ball" como já o nome sugere, leva a que o jogador, usando novamente o analógico direito, escolha algum elemento da equipa em particular para endereçar a bola. Esta possibilidade acontece normalmente na marcação de algum livre, falta ou canto. Ativando a opção, a perspetiva deixa de seguir o marcador do livre e alarga-se de modo a mostrar todos os jogadores disponíveis para receber a bola. Selecionando um jogador é suficiente para passar a bola da melhor forma, o que permite gerir melhor situações de desmarcações e outros processos ofensivos.

Isto permite ter mais algum grau de certeza sobre quem vai receber a bola, tendo em vista a prossecução de um tipo de jogada. Enquanto que anteriormente os lançamentos longos nem sempre permitiam levar a bola até algum jogador pretendido, desta vez essa incerteza é eliminada, acrescentando mais alguma estratégia às jogadas.

Jogo mais compacto e cerebral


Atrás da baliza a câmara movimenta-se para captar o melhor ângulo do lance.

Uma das primeiras notas que demos conta quando começamos a jogar esta versão final de PES foi que encontramos um jogo mais pausado, cerebral e com um melhor posicionamento dos jogadores controlados pelo computador, quer a defender quer a atacar. É ótimo ver um PES enérgico sem entrar por ritmos de jogo desmesurados. Finalmente os produtores perceberam e escutaram os pedidos dos fãs que pugnavam por uma experiência feita de uma gestão de bola mais cerebral e cuidada com pequenos toques e tabelinhas entre os jogadores para se chegar até à área adversária, ao invés de optar por passes longos e rápidos com imensas correrias.

Parece-me contudo, que ainda há bastante a fazer para chegar ao desejado ponto de equilíbrio. Sobretudo faltam melhores animações dos jogadores ao tratar a bola. Receber um passe e endossar a bola é um processo que requer mais animação e uma movimentação corporal compatível. Por exemplo, não há grandes diferenças entre um jogador robusto e pesado a fazer passes para um jogador mais pequeno e baixo. As reações são idênticas. Falta colocar uma física que permita dar diferentes sensações ao jogador consoante o atleta que estiver a ser controlado.

Apesar do aspeto verdadeiramente convincente dos jogadores e da modelação altamente realista e quase fotográfica dos jogadores mais conhecidos (sendo este um dos aspetos onde PES toca a excelência), a animação ainda deixa muito a desejar, sobretudo porque ao seguir a ação mais de perto a bola ainda entra e sai dos pés dos jogadores de uma forma algo robótica. Até mesmo nas cabeçadas e jogadas aéreas, o contacto com a bola ainda não é muito realista.

Melhoria da inteligência artificial

No que respeita à inteligência artificial assistimos a uma significativa melhoria. Os jogadores tendem a ocupar melhor os espaços e a reagir mais depressa aos lances, tapando quase todas as iniciativas. Isso leva a que o jogador tenha de desenvolver um futebol mais articulado, de aproximação entre os atletas e naturalmente mais pausado. Julgo, porém, que podiam ainda ter abrandado um pouco mais o ritmo do jogo e tornar os "dribbles" rápidos (via R1) algo moderados. Apesar de mais assente, equilibrado e pausado, algumas trocas de bola ainda se desenvolvem demasiado depressa para lances no meio campo. Noto que acedendo às opções e diminuindo para -1 a velocidade de jogo essa deveria ser a base do sistema de jogo, apesar de muitos acharem que o +1 seja o ideal PES. O zero é assim um meio termo que agrada a todos.

As corridas continuam demasiado afoitas e a animação dos atletas nestes casos está longe de seduzir. Desde logo porque transitar do ritmo normal para maior velocidade leva a que da cintura para baixo os jogadores mais pareçam umas formigas, com um articulado demasiado frenético e constante. Exigia-se uma passada mais animada e contemporizada. Também o tratamento da bola merece algum aperfeiçoamento já que a deslocação da bola parece obedecer a uma espécie de sucção depois de afastada, quando deveria afastar-se do jogador de uma forma mais independente.

Outro aspeto que notamos, mesmo com a dificuldade elevada, é que os defesas adversários ainda toleram que os avançados da nossa equipa possam receber a bola à entrada da área sem que lhes seja feita grande oposição. É verdade que receber a bola é uma coisa e conseguir transpor os defesas é outro assunto. No entanto seria preferível que os defesas se antecipassem e impedissem esses passes de forma mais frequente. E ainda assistimos a alguns defesas que toleraram demasiado a investida de um extremo, permitindo um avanço imenso no campo a um jogador apenas.


Nestes treinos não é permitido partir paredes de vidro.

De um modo geral os guarda-redes defendem melhor, quer nos lances aéreos socando a bola para longe quer nos remates disparados à distancia fazendo defesas verdadeiramente impressionantes, com boas animações, numa demonstração de bom acompanhamento do jogo. Mas amiúde lá cometem alguns erros incompreensíveis, seja porque estão mal colocados, seja porque em matéria de ressaltos ainda ficam desorientados quando há uma bola perdida na área com possibilidade de caminhar para dentro da baliza. Outro pormenor que poderia ser minimizado é o excessivo saltar para recolher um remate fraco e há também algum exagero nos alívios quando a bola poderia ser encaixada.

Embates físicos e ressaltos realistas

Uma das coisas que gostamos em PES 2012 é que a sensação de embate entre os jogadores e com a bola está melhor, com mais consequências e uma animação mais realista. Por vezes só mesmo a simples aproximação a um adversário que tenha a bola pode causar um embate para falta. Há por vezes alguma aleatoriedade entre o que pode ser um choque de aproximação e falta, mas o melhor é que os produtores já tornaram o processo mais realista. As bolas ressaltam com mais frequência, podendo haver imprevisibilidade se estivermos perante uma jogada no interior da área.

Outro aspeto positivo acontece nas situações em que defendemos e colocamos um jogador a fechar o espaço ao adversário, sem todavia, se encostar a ele, como que a fazer "jockey". Reparamos que o avançado também parou o jogo e simulava com os pés dirigir-se para um dos lados. É uma boa situação e que pode merecer ampliação em futuras edições.

Em matéria de passes há aqui uma boa margem de personalização. Há 5 graus que definem o apoio na força e direção dos passes. Além disso podemos desligar a opção que permite aos jogadores controlados pelos jogadores efetuarem passes, remates ou alívios. Quanto ao carrinho automático pode dá para escolher entre normal, duro ou desligado.

As perspetivas de acompanhamento do jogo também continuámos a ter a fantástica câmara de transmissão em direto que muda de ângulo quando os jogadores se aproximam das laterais. Esta opção proporciona um acompanhamento mais próximo do relvado. Se isso é bom para seguir o jogo, já não se poderá dizer o mesmo para quem joga já que não se dá tanto pelas distâncias entre os jogadores. A câmara aérea possibilita uma perspetiva mais abrangente e alargada.

Acompanhamento televisivo ao redor das quatro linhas

Como já dissemos atrás, um dos melhores aspetos sobre PES 2012 é precisamente a forma como os jogadores se encontram modelados, num registo quase fotográfico e bastante realista. Agora até o suor lhes escorre pelo pescoço e os braços têm um aspeto musculado. Também verifiquei que aparecem veias de esforço no pescoço dos jogadores, um pormenor que em jogo jogado não se vê, como é óbvio, mas que nas repetições torna tudo muito real. É impressionante observar os rostos dos jogadores mais conhecidos e mesmo nas equipas como Porto, Benfica e Sporting os jogadores mais representativos impressionam,


O agente fornece alguns conselhos.

O pormenor da luminosidade em campo é outra característica dominante para quem observa os jogos. Os estádios tem uma grande profundidade e o público manifesta-se nas bancadas. Falta mais alguma animação como bandeiras ou movimentos de apoio e cânticos pelos adeptos, mas tudo isso está compensado por um maior preenchimento ao redor do campo. Atrás da baliza dois guindastes de câmaras televisivas movimentam-se quando há lances ofensivos. É engraçado ver os repórteres fotográficos apontarem as objetivas das câmaras na direção da área e há "stewards" que se voltam para as bancadas de modo a controlar. Os treinadores posicionam-se de pé dentro da linha de intervenção. Tudo isto gera mais algum conforto. Dos 31 estádios presentes destaca-se a Luz, Alvalade e Dragão, ainda que nesta altura já deveria estar presente o estádio do Braga. Lamenta-se, de resto, a saída da equipa dos clubes portugueses oficiais.

Assim, só Porto, Benfica e Sporting se encontram oficialmente representados. Ainda que com as transferências da última semana estejam por concretizar (Fabregas está no Arsenal, Falcão no Porto, Aguero e Forlan no Atlético de Madrid) encontramos as equipas devidamente preenchidas dentro da liga portuguesa que não conta com os nomes oficiais das restantes equipas. A maioria dos jogadores estão representados, mas os nomes das outras equipas permanecem fictícios, assim como os seus equipamentos de jogo. As ligas espanhola, italiana, francesa e holandesa encontram-se oficialmente representadas e na liga britânica, apenas o Manchester United está oficializado. A liga alemã não está presente e os clubes mais representativos fazem parte de um pote de clubes europeus licenciados. Em termos de seleções há um grande número de países presentes, mas de um modo geral ainda há muito trabalho pela frente para a Konami até atingir o pleno das principais ligas europeias. É certo que há exclusividades a cumprir, mas isso não é impeditivo de se tentar mais algum esforço e obter mais licenças. Claro que o modo "edit" é sempre uma opção imprescindível, mas é outra coisa quando se avança para o jogo sem trocar os nomes dos clubes. Sobre o modo edit, temos que agradecer à Konami por permitir que importemos os dados do "Option file" da edição PES 2011, alterando tudo automaticamente. De fora ficou o edit por importação de texturas.

Jogar, treinar e presidir

Dentro dos modos de jogo a Liga dos Campeões já desde há várias edições que tem marcado presença e este ano não é exceção. Com a maioria dos clubes europeus participantes oficialmente representados este é sempre um modo de jogo com o atrativo dos jogos à noite. A Taça dos Libertadores também proporcionará um avanço desde o "playoff" até à final, mas opção mais relevante, pela longevidade, dentro dos modos de jogo é mesmo a opção vida futebolística. Este modo agrega três importantes modos de jogo, a Master League, o modo Lenda e a opção "Boss Life". A Master League é conhecida por permitir ao jogador escolher um clube e trabalhar toda a vertente estratégica e desportiva. Nesta edição a ligação à rede permite uma maior aproximação entre os jogadores através do mercado global de transferência e resultados.

Neste caso os jogadores poderão participar em diversas competições entre si e competir por um ranking. No modo lenda o objetivo é tornar um jogador desconhecido num campeão mundial, talvez aquilo que C. Ronaldo tenha apelidado sobre si mesmo há duas semanas, como ser "bonito, rico e bom jogador". O objetivo é pular de clubes o mais depressa possível, cumprindo objetivos traçados para cada jogo e desenvolvendo os treinos dentro de uma série de parâmetros a evoluir. Neste caso o jogador controla apenas o respetivo atleta, esperando que o computador faça o resto. Esta opção nem sempre dá os resultados mais desejados. Ainda que tenhamos de seguir o objetivo traçado, os comportamentos erráticos e os lances desperdiçados dos colegas de equipa podem colocar em causa uma evolução mais rápida.


O japonês Honda a controlar.

Todavia, a apresentação destes modos está bem mais aprazível por força de uma série de cenas animadas que exibem porções dos treinos, entrevistas e um contacto permanente com os elementos do clube e agentes desportivos. Deles recebemos indicações sobre propostas de transferência e como está a evoluir a situação na equipa. No modo presidente o objetivo é pressionar o treinador para que tome as melhores decisões e proceder à gestão diária do clube numa série de várias tarefas.

O modo comunidade é o ponto de partida para organizar os mais variados torneios e listas de "ranking" através dos pontos acumulados no final do jogo. Todas as estatísticas daí resultantes ficam guardadas, sendo possível desafiar a qualquer momento algum nosso rival que esteja presente. Saúda-se também o regresso dos desafios de treino. É uma boa forma para aqueles que têm andado ausentes destas lides readquirirem a forma e perceberem como funcionam algumas novas mecânicas como o "teammate control". Estes treinos encontram-se subdivididos por categorias de ataque e defesa, passando pela marcação de livres, dribles e penaltis. Para cada um há três taças a ganhar com maior ou menor dificuldade. Os relato de Pedro Sousa está bem conseguido, com explicações assertivas sobre os lances, ainda que por vezes aconteçam algumas quebras se estivermos a utilizar um clube menos conhecido. Luís Freitas Lobo é uma presença renovada e que entra bem no jogo, descrevendo bem os lances e o tipo de equipas em campo. Uma nota final para a capa do jogo. Não tenho por hábito descrever nas críticas estes pormenores, mas depois de vários anos com ligação a Leo Messi, a Konami escolheu o português C Ronaldo do Real Madrid para figurar no espaço central. Está uma boa imagem, com este a desferir um pontapé, talvez como uma intenção da produtora em rematar forte desta vez. E logo que avançam para o quadro de menus vão encontrar um segmento animado do madeirense a preparar um daqueles livres, num momento de concentração.

PES 2012 é o jogo que os fãs têm procurado. Ainda tem por onde evoluir, mas pelo menos ficámos convencidos que "Seabass" já encontrou um caminho e um rumo a dar ao seu simulador. O desprendimento relativamente aos jogos anteriores ainda não é grande, mas o "gameplay" está melhor. Falta aos produtores do jogo aprumar e desenvolver uma melhor animação dos atletas, assim como uma circulação de bola mais fluída e dinâmica. É verdade que boa parte disso já acontece neste jogo, o que faz de PES 2012 o melhor jogo da série até à data. Esperávamos um pouco mais nos modos de jogo, já que o núcleo destes ainda faz parte do legado recente. Contudo, há mais motivos para fortalecer as comunidades e os jogos em rede. PES 2012 é um bom aliado dentro do futebol virtual.

8/10

Oito pode ser muito respeitável
Oito é aquela complicada categoria de jogos “quase brilhantes”, que, para fãs do género, merecem ser comprados, enquanto que fãs de outro tipo de jogos provavelmente também poderão apreciar e muito. Deverão ao menos tentar experimentar a demo ou pedi-lo emprestado a conhecidos mas tendo em mente que não vai necessariamente agradar a todos os que experimentarem o jogo.

Várias falhas menores e outros pormenores podem resultar nesta nota.
EuroGamer

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Re: Pro Evolution Soccer 2012

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